TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
- Sandra Cristina Barbosa Rodrigues dos Santos
- 24 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Olá companheiros de viagem!
Vamos refletir um pouco sobre…
A TECNOLOGIA...
não é um fim em si mesma, mas um instrumento ao serviço da aprendizagem. Assim, a evolução tecnológica não é suficiente, por si só. Tal como refere António Moreira (Vídeo Ferramentas, Plataformas e Interfaces Online, Universidade Aberta) é necessário mudar mentalidades e práticas, ou seja, uma mudança de papéis de professores, de alunos e da relação entre eles.
Um novo modelo formativo, Tpack, emerge na nossa era digital, resultado da fusão de três tipos de conhecimento, científico, pedagógico e tecnológico.
É urgente que os professores conheçam as ferramentas digitais e as suas potencialidades, de modo a promoverem ambientes personalizados de aprendizagem e participarem na nova missão da escola: a construção coletiva de conhecimentos.
O termo web 2.0 designa uma tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.
Um dos contributos importantes da Web 2.0 relaciona-se com a troca de informação, nomeadamente, jogos e outras aplicações que vão sendo divulgadas e que estão disponíveis para todos, bem como vários sites de jogos online, muitos deles com caráter educativo, que poderão ser utilizados para o desenvolvimento das competências de alunos, nomeadamente os que apresentam necessidades educativas especiais.
Sites de jogos educativos disponíveis para trabalhar com alunos que apresentam NEE:
Comentários