Competências chave para coaprendizagem na Era Digital
- Sandra Cristina Barbosa Rodrigues dos Santos
- 29 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Olá companheiros de viagem!
Hoje apresento um livro da Era Digital: aberto e inovador…
Alexandra Okada, neste livro, realça a perspetiva de uma nova Educação que se vai consolidando no século XXI e que pressupõe um novo estilo de aprendizagem, aberta e colaborativa. “A aprendizagem nas redes digitais caracterizadas pela abertura de conhecimentos e construção colaborativa é uma das bases da Educação do século XXI” (Okada, 2014:15). Colaboração e abertura constituem, pois, a essência do conceito de coaprender. Os coaprendizes e coinvestigadores, constroem e reconstroem conteúdos partindo da própria interpretação e do feedback de outros coaprendizes e coinvestigadores, tanto daqueles que coabitam no mesmo espaço físico como daqueles que partilham saberes em redes sociais. Da coaprendizagem resulta uma construção social aberta: o Conhecimento.
“O processo de coaprendizagem com base na coinvestigação é enriquecido através de uma ampla participação para cocriar, readaptar, revisar, de modo muito mais aberto, crítico e inovador. Este processo pode ocorrer em espaços múltiplos, móveis, multimidiáticos, sejam formais – escola, visitas guiadas, universidade – incluindo ambientes online institucionais abertos na web 2.0, como também redes abertas e espaços inteligentes da web 3.0.” (Okada, 2014: 19).
Referência Bibliográfica:
Okada, A. (2014). Competências-Chave para Coaprendizagem na Era Digital, Coleção Estudos Pedagógicos – Dinâmicas Educacionais Contemporâneas, 1ª Edição, Editores J. António Moreira e António Gomes Ferreira, Santo Tirso: Whitebooks.
Comments