Pedagogia 2.0 na web social/Modelo TPACK
- Sandra Cristina Barbosa Rodrigues dos Santos
- 27 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
Estudar pode ser cada vez mais aliciante, devido à diversidade de tecnologias digitais disponíveis, cada vez mais interativas, que permitem aos professores e aos estudantes criar e partilhar conteúdos.
Mas atenção…
O simples uso de interfaces digitais não garante, por si só, avanços ou inovações nas práticas educativas. A educação em rede na web 2.0 é um processo que se caracteriza pela utilização de Open Educational Resources (OER) e de redes sociais. É necessário promover práticas pedagógicas ativas e construtivistas, baseadas num conhecimento coletivo e numa aprendizagem colaborativa.
Será esta pedagogia 2.0 fácil de implementar?
Apenas é possível implementá-la pressupondo o esforço/reforço constante das competências dos professores na área das tecnologias. Neste sentido, o modelo TPACK pode ser integrado na formação dos professores
A necessidade de acompanhar os desafios da sociedade contemporânea, em rede e digital fez com que muitas instituições tenham integrado o e-learning no processo pedagógico. Um exemplo é o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta, que fez emergir uma comunidade de aprendizagem motivante para as atividades académicas. Não podemos esquecer que para a formação desta comunidade foram decisivos os diversos ambientes criados na web social, com ferramentas da web 2.0.
Referências Bibliográficas:
Dias, P. (2013). Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologias (julho/ dezembro,2013), 4-14.
Monteiro, A., Moreira, J. (2015). Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, V. 15, n.º 45, p. 379-397.
Moreira, J. (2015). Pedagogia 2.0 na web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, V. 24, n.º 44, p. 83-95.
Comments